População e saúde atuaram juntos no Dia D contra a gripe

População e saúde atuaram juntos no Dia D contra a gripe

Personagens infantis e carro de som chamaram a atenção para a importante data.

O último sábado (09/05) foi de movimentação nas ruas dos diversos bairros da cidade. Com todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas durante todo o dia, a vacinação para os grupos prioritários em Itapema atingiu metade da meta preconizada pelo Ministério da Saúde.

O chamado Dia “D”, que tem como objetivo facilitar o acesso e garantir a imunização das pessoas que trabalham durante a semana, conseguiu mobilizar centenas de pessoas para se vacinarem. Conscientes da importância de receber a proteção contra a gripe, idosos, gestantes, crianças acompanhadas de seus pais e diversos outros públicos foram até as Unidades pare receber a imunização.

O Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, acompanhou toda a ação durante o sábado. “Ficamos contentes que a população tenha comparecido para receber a vacina, assim, com certeza serão menores os casos de complicações de gripe durante o inverno. Já atingimos os 40% de todas as pessoas que precisamos vacinar, o que significa mais de 3 mil e 500 pessoas imunizadas. Esperamos que o número continue aumentando e que a meta seja alcançada”, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.

O Prefeito Rodrigo Bolinha, acompanhado do Secretário de Coordenação e Gestão, Marcos Aurélio, visitou todas as UBS da cidade e aproveitou para conversar com as equipes e a população. “Mais uma vez a comunidade de Itapema e as equipes da Secretaria de Saúde fizeram Itapema sair na frente no Dia D atingindo metade da meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Agradeço as equipes que se empenharam e a toda a comunidade que aproveitou para receber a imunização”, declarou o Prefeito Rodrigo Bolinha.

Até o dia 22 de Maio, data em que se encerra a campanha, todas as UBS terão vacinas disponíveis e estarão realizando a aplicação, com exceção das Unidades do Ilhota e Tabuleiro, que farão a aplicação somente a tarde. É importante reforçar que toda a comunidade, entre crianças, adultos e idosos, deve levar e apresentar sua carteirinha de vacinação para verificação das doses. A vacina é segura em qualquer idade gestacional, e, após o parto, imunizam até os bebês através do leite materno.

Confira quem deve receber a vacina

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade;
Gestantes de qualquer idade gestacional, puérperas de até 45 dias após o parto;
Idosos (acima de 60 anos);
Profissionais da área de saúde que tenham carteirinha do Conselho;
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que deverão levar comprovante da sua Patologia, como receitas médicas, exames, e outras condições especiais de saúde conforme orientação do Ministério da Saúde.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema