O prefeito de Porto Belo, Evaldo Guerreiro, decretou estado de alerta devido ao mau tempo. Chove forte na região desde o começo da semana e a previsão do Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) é de volume acima da média para quarta e quinta-feira. A maior preocupação é que momentos com maior volume de chuva coincidam com a alta da maré.
A Prefeitura de Porto Belo montou uma força-tarefa para atuar em caso de alagamentos ou deslizamentos. O ginásio da Escola Estadual Tiradentes e o NDI Primeiros Passos foram destinados para abrigar possíveis desalojados. Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, fundações e secretarias do município estão atuando em regime de plantão. O funcionamento do PA (Pronto Atendimento) foi ampliado para 24 horas. Além disto, o posto de Saúde do Perequê funcionará até às 22h desta quarta-feira. O mesmo ocorre com o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).
Em reunião na manhã desta quarta-feira, o prefeito Evaldo orientou as equipes de governo sobre como deverão ser feitos os procedimentos de prevenção e, caso haja, de resgate de famílias. “A Defesa Civil já tem um protocolo a ser seguido, mas com o alerta envolvemos mais pessoas para auxiliar. Temos que estar prontos para tudo”, ressaltou o prefeito.
Em caso de emergência, ligue para 193 ou 47 8899-6616 para falar com a coordenação da Defesa Civil de Porto Belo.
Prefeitura Municipal de Porto Belo