Saúde lembra Dia Mundial sem Tabaco

Saúde lembra Dia Mundial sem Tabaco

Atividades aconteceram em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

O Dia Mundial sem Tabaco é lembrado no próximo domingo, dia 31 de Maio. Criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data busca alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Em Itapema, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) aproveitaram a semana para lembrar a população da importante data e realizaram diversas atividades para alertar sobre os perigos do cigarro. A UBS Jardim Praia Mar percebeu a importância de lembrar as gestantes sobre os riscos do tabagismo e realizou uma palestra a elas. Na Unidade do Sertãozinho, além da palestra na sala de espera, um vídeo reproduzia depoimentos de pessoas que fumavam e agora não mais fumam. Na UBS do bairro Várzea, o dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de Junho, também foi lembrado. Todos os participantes após a palestra sobre os malefícios do uso do tabaco realizada pelos profissionais receberam uma muda de planta.

A Secretaria de Saúde, bem como várias outras Unidades também fizeram sua parte com a realização de palestras, espaços decorados e enfeitados com cartazes de orientação, benefícios ao parar de fumar e incentivo à população que busca se livrar deste vício. “É muito importante estar sempre reforçando o mal que o tabaco faz a vida das pessoas, pois ele só aumenta as chances de adquirir alguma doença futuramente. Parar de fumar é sempre uma vitória, seja em qualquer fase da vida, e por isso estamos sempre buscando ajudar a comunidade a melhorar sua qualidade de vida”, disse a Diretora da Atenção Básica, Elaine Cristina Pessoa de Jesus.

Na UBS Meia Praia II, um novo grupo contra o tabagismo também surgiu aproveitando a proximidade do Dia Mundial sem Tabaco. “Será um grupo de 15 pessoas com encontros semanalmente. Serão trabalhados temas específicos com o apoio de psicólogos, médicos, dentistas e outros profissionais com distribuição de medicamentos e adesivos que fazem parte do tratamento para conseguir deixar o cigarro de lado”, explicou a Enfermeira da Unidade.

Vale lembrar que também há outro grupo de Tabagismo realizado pela Secretaria de Saúde, conduzido pela Psicóloga Karine Willrich e contando com o auxílio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Quem desejar participar deve procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) para que seja feito o encaminhamento a equipe.

Conscientize-se

No Brasil, em média, 23 pessoas morrem por hora devido ao tabagismo. Isso dá aproximadamente 130 mil mortes por ano, de acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O tabagismo é a causa de 90% dos casos de câncer de pulmão, que é o tipo de tumor mais letal e de 95% dos casos de câncer bucal.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema