Dengue afastada de Itapema

Dengue afastada de Itapema

Novos casos não apareceram mais após ações de controle do mosquito.

O Aedes aegypti, conhecido popularmente como mosquito da Dengue, percebeu que em Itapema sua presença não era bem vinda. Após as diversas ações do Departamento de Vigilância Epidemiológica no controle do vetor, a cidade já registra quase 20 dias sem o aparecimento de novos casos.

Com trabalhos intensos de orientação, alertas e ações como o carro fumacê, realizado nos dias 18 e 19 de Maio, o município está desde a metade do mês passado sem novos registros. Diariamente, através de sete Agentes de Combate a Endemias (ACE) que realizam o trabalho de supervisão e orientação, são realizadas cerca de 30 visitas pelos em imóveis abertos por cada profissional, totalizando uma média de mais de 20 mil visitas domiciliares desde o início do ano, isso sem levar em consideração dias chuvosos, feriados, etc.

O Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, acredita que a prevenção e a conscientização da comunidade é o que vem ajudando a população a se manter longe do mosquito. “Além do trabalho dos Agentes de Combate a Endemias, que fazem inspeções rotineiras em imóveis, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que são o principal canal de contato das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com a população, também inspecionam residências e orientam moradores sobre os criadouros encontrados. A força destes profissionais em conjunto com a colaboração da população é o que assegura que o mosquito não se desenvolva mais aqui”, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.

Para mais informações sobre o controle do mosquito transmissor da Dengue e da Chikungunya, entre em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (47) 3267-1530. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h ou pelo e-mail dengue@itapema.sc.gov.br. Denúncias pela comunidade devem ser realizadas através do site da Prefeitura, no link Ouvidoria, podendo ser feito o acompanhamento online do caso através do número de protocolo gerado.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema