A Prefeitura de Bombinhas, por meio da Divisão de Saneamento, departamento da Secretaria de Saúde e Saneamento, tem intensificado as fiscalizações para detectar e coibir as irregularidades na ligação de esgoto clandestino no município. As atividades não ocorrem somente no verão, mas durante todo o ano, porém nos meses que antecedem a temporada, os fiscais intensificam o serviço. Muitas são as vistorias realizadas a partir de denúncias de vazamentos lançamentos irregulares de efluentes em via pública e/ou rede de drenagem pluvial, terrenos baldios com acúmulo de materiais que servem de criadouros de vetores transmissores de doença entre outras, situações informadas via ouvidoria, e-mail, telefone por parte da população e outras chefias, ou mesmo flagrantes observados quando da saída para a execução das atribuições inerentes de fiscalização.
Na última semana de novembro, as equipes diretamente envolvidas com ações de fiscalização, garantia da qualidade de vida da população, bem como da preservação do meio ambiente estiveram no bairro de Sertãozinho e efetuaram seis lacres e sete denúncias de efluentes irregulares foram notificadas para limpeza e retificação do sistema e lacre de tubulações clandestinas junto a rede de drenagem pluvial cujas bocas de lobo estavam sendo refeitas. Além disso, foi emitida nova notificação para vazamento de efluentes em um caso reincidente e um proprietário imóvel que estava com um sistema de tratamento de esgoto totalmente em desacordo com as normas técnicas foi notificado e infracionado e tem 5 dias para o reparo do sistema.
Atualmente a divisão está trabalhando com duas equipes para melhor atender a demanda, uma das 8h às 14h e outra das 12h às 18h, com plantões aos finais de semana e feriados. A Operação Língua Negra tem parceria com a Secretaria de Infraestrutura Urbana e a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente.
Fotos: Manuel Caetano
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas