A chuvas da última segunda-feira (17) agravaram a situação do deslizamento de terra ocorrido no final de janeiro no bairro Araçá, em Porto Belo. O prefeito da cidade Emerson Stein decretou nesta segunda-feira situação de emergência para o local. O Município já havia decretado a proibição da passagem de veículos pesados, Decreto N 2030, no dia 29 de janeiro, e de acordo com a Defesa Civil do Município, com a grande quantidade de chuva do final de semana, houve um agravante que pede emergência na execução das obras no local.
De acordo com parecer emitido pelo geólogo Rafael Holst, da Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo, em parceria com o coordenador da Defesa Civil Silvino Silva, é notório o adensamento da base da via, causando sua deformação e conseqüente formação de novas trincas/fendas no pavimento, notando inclusive o desenvolvimento de uma depressão na via. O parecer também explica que o trânsito local sobre o sistema fragilizado, gera esforços e tensões sobre o abstrato, por isso a importância da proibição de tráfego de veículos pesados no local. Ao longo da via foram observados novos e pontuais escorregamentos de terra.
O deslizamento está localizado na Rua Pedro Jacinto Dias, única via de acesso ao bairro Araçá. O Governo Municipal através da Defesa Civil busca agora os recursos para a execução da obra de contenção.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo