Os voluntários do Programa de Voluntariado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio em parceria com a Prefeitura de Bombinhas iniciaram os trabalhos neste sábado, dia 16. Em apenas oito horas foram registrados mais de 530 visitantes no acesso à Trilha do Morro do Macaco. Entre eles, 64% eram brasileiros, 32% argentinos e os demais eram de países como Uruguai, Paraguai, Peru e Chile. Do total de brasileiros, a maioria, 23%, é do Rio Grande do Sul, 18% de Santa Catarina, 10% do Paraná e o restante dos Estados de São Paulo, Goiás, Ceará, Minas Gerais e Brasília, além da comunidade local.
Os voluntários estarão todas as sextas-feiras e sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na trilha do Morro do Macaco pelos próximos dois meses. Também há voluntários na Marina Arvoredo para prestar informações sobre as áreas de conservação e navegação. Estes trabalham sextas-feiras e sábados das 10h às 14h até o próximo mês. Todos estão à disposição para oferecer orientações sobre a região de Bombinhas, o Parque Natural Municipal Morro do Macaco e a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (ReBio). Também farão a orientação da trilha e instrução aos usuários das embarcações sobre as rotas de navegação, além de registrar o perfil dos visitantes. Neste primeiro dia, a maioria das pessoas que estiveram na Trilha do Morro do Macaco apontou que o que mais gostou foi da vista do mirante.
Os voluntários fazem parte de um programa realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão da ReBio Marinha do Arvoredo, em parceria com a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas – FAMAB e com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur. O programa conta com recursos da Taxa de Preservação Ambiental – TPA e do ICMBio e apoio do Corpo de Bombeiros de Bombinhas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas