O objetivo é incentivar o uso do espaço, mantendo-o mais atrativo aos alunos.
A Escola Básica Municipal Olinda Peixoto, da localidade do Jardim Dourado em Porto Belo, tem dado vida ao espaço da biblioteca e tornado-o mais atrativo através das contações de histórias. Através do projeto “Biblioteca – Espaço de Leitura”, a equipe escolar reformou e modificou todo espaço, apresentando propostas diferentes para tornar o local mais agradável e assim, incentivar a leitura aos alunos.
De acordo com a gestora da escola Norma Beatriz da Silva, foi percebido a necessidade de re-configurar a biblioteca da escola e com apoio de toda equipe escolar, as mudanças estruturais foram realizadas. As contações de histórias surgiram depois, explica a gestora, com apoio de voluntários de professores da rede.
Entre os grupos que realizam atividades na Biblioteca da Escola Olinda Peixoto, está o Comitê Itaú Social, que atua no Litoral Norte de Santa Catarina. O grupo, que trabalha principalmente a importância de ler para crianças, leva o mundo dos livros para os alunos através de contações de histórias. Este método de incentivo á leitura também é utilizado pela professora Cintia Stein, que atua com contações de histórias na Rede de Ensino, à partir da proposta da Biblioteca Escolar.
Por meio do projeto da Biblioteca, mos professores devem prever em seu planejamento a contação de histórias pré-agendadas. Os professores são orientados a prezar pela clareza, buscando proporcionar aos alunos um momento para aguçar o prazer em ouvir e conseqüentemente ler histórias.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo