Violência contra à mulher é tema de evento em Itapema

Violência contra à mulher é tema de evento em Itapema

Violência contra à mulher é tema de evento em Itapema

Durante dois dias as ações para a prevenção da violência contra à mulher foram tema de um evento em Itapema. Profissionais de diversas áreas como educação e assistência social, além de representantes do judiciário, Polícia Militar e entidades que trabalham com mulheres participaram do curso Formar para Transformar – A atuação da escola na prevenção da violência contra à mulher.

A iniciativa é do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e vem sendo realizado em várias cidades. Em Itapema o evento contou com a parceria da Secretaria de Educação e Assistência Social e foi realizado na Câmara de Vereadores.

A abertura aconteceu na noite de quinta-feira (25/04) com a presença de autoridades, a apresentação dos alunos e professores da Escola Paulo Reis, do Bairro Sertão do Trombudo e a aula magna com a Desembargadora Salete Silva Sommariva que abordou um breve histórico da luta das mulheres e as conquistas como a lei Maria da Penha.

Durante toda a sexta-feira (26/04) várias palestras foram ministradas como o Enfrentamento da violência contra a mulher: Desafios e possibilidades no ambiente escolar pela Instrutora Leticia Alves), A violência doméstica, a percepção de crianças e adolescentes e o contexto escolar pelo Instrutor: Ricardo Luiz de Bom Maria) e a participação da Assistente Social Denise de Oliveira Santos e a psicóloga Márcia Ritter sobre a Rede de Atendimento e Proteção à Mulher em Itapema.

“Foi um momento de troca de experiências e aprendizados com este tema tão importante para a sociedade. Tenho certeza que cada um dos participantes levou para si um pouco do que foi apresentado e como cada um pode contribuir nessa luta”, destacou a Secretaria de Educação, Alessandra Simas Ghiotto.

A Prefeita Nilza Simas participou da abertura do evento e aproveitou para anunciar um novo projeto na área. “Juntamente com a Delegacia de Polícia Civil estamos viabilizando o Núcleo de Proteção a Criança, Adolescentes e Mulheres. Uma parceria com a Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social e de Lazer e Secretaria de Saúde que vai disponibilizar um local diferenciado com vários profissionais como psicólogos e assistentes sociais para realizar o primeiro atendimento à mulher que necessidade de apoio em situações relacionados a violência”, destacou a Prefeita Nilza Simas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema