A Secretaria de Saúde realizou nesta sexta-feira (17/05) o I Workshop Conversando sobre a Luta Antimanicomial. O encontro organizado pelo Centro de Atenção Psicossocial de Itapema (CAPS I) reuniu representantes da rede de atendimento, desde profissionais até pacientes, para conversar sobre o tema.
Para abrir o evento, os participantes do grupo de práticas expressivas e comunicativas do CAPS apresentaram uma música. Em seguida foram realizadas palestras com a Doutora Carla Pinheiro da Promotoria de Justiça, a psicóloga do NASF Claudia Petri e enfermeira do CPAS, Cibele.
“Promover este diálogo sobre o tema é uma forma de conscientizar a todos sobre importância da luta pelos direitos das pessoas com agravos da saúde mental. Parabéns a toda equipe do Centro de Atenção Psicossocial de Itapema (CAPS I) pelo belo evento”, afirmou o Secretário de Saúde, Alexandre Furtado Kons dos Santos
Dia Nacional da Luta Antimanicomial
O dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data, instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema “Por uma sociedade sem manicômios” e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema