O Governo do Município de Porto Belo através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Secretaria de Obras, realizou no último sábado (25) um mutirão de limpeza em ruas da localidade do Jardim Dourado. O objetivo da ação era eliminar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.
Foram recolhidos do local duas caçambas de lixo de grande volume e lixos pequenos que estavam em beiras de estradas e terrenos baldios. Foram verificadas neste primeiro momento as ruas Carolina Ramos, João de Barro, Beija Flor e Bertoldo Baron.
A agente de endemias Gabriele Silva Lima destaca que o local para o primeiro dia de operação foi escolhido pois o Jardim Dourado já possui 52 focos do mosquito Aedes e um número considerável de pessoas diagnosticadas com dengue. “Essa é uma ação do Governo mas é importante que a população também faça a sua parte. A equipe continuará a operação ao longo das próximas semanas então a população deve ficar atenta e aproveitar a oportunidade para limpar os seus terrenos” – explica a agente.
Porto Belo já contabilizou 544 focos do mosquito Aedes Aegypti, mas destas, apenas seis foram encontrados em terrenos baldios e nenhum foi encontrado em boeiros, o que demonstra que o principal problema está em residências e comércios.
O Governo Municipal através da Fundação do Meio Ambiente também realiza o recolhimento de lixo de grande volume por agendamento. Para agendar o recolhimento do seu lixo (não sendo restos de obras) o morador poderá entrar em contato diretamente com a empresa Wanat através do telefone (48) 3267 0055 ou pelo email reciclewanat@gmail.com.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo