O Governo do Município de Porto Belo através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica tem sugerido aos moradores que procurem uma Unidade de Saúde para a imunização contra a febre amarela. A vacinação está disponível de segunda a sexta-feira, em horário comercial, nas Unidades de Saúde dos bairros Vila Nova, Alto Perequê, Centro e na localidade do Jardim Dourado.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Patrícia de Araújo destaca que a vacinação é importante para manter a febre amarela, que já apresenta casos em Santa Catarina, longe do Município de Porto Belo. “A vacinação é a única forma de nos vermos livres da doença, então, é importante que o maior número de moradores procurem a Unidade de Saúde para vacinação” – diz a coordenadora. O efeito protetor da vacina ocorre a partir do décimo dia após tomá-la e garante imunidade por pelo menos 10 anos.
Cinthia de Souza, técnica de enfermagem que atua na sala de vacinação do bairro Alto Perequê explica que podem ser vacinadas pessoas de 9 meses a 60 anos, as contra-indicações são mínimas e qualquer pessoa pode procurar a Unidade de Saúde para tirar dúvidas.
O Estado de Santa Catarina já apresenta óbitos de pessoas por febre amarela e apresentou também óbitos de macacos este ano, o que indica que a doença está presente no Estado. É importante reforçar que os macacos não transmitem a doença, mas são importantes indicadores de que o vírus está presente na região.
Foto: Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo