O sábado (17/08) foi de prevenção e orientação em Itapema. A Secretaria de Saúde realizou uma ação de varredura contra a febre amarela em áreas de borda de mata. Mais de 30 profissionais visitaram residências em sete bairros para vacinar as pessoas entre nove meses e 59 anos que ainda não tinham a imunização.
A medida é uma indicação da Secretaria de Saúde Estadual já que Santa Catarina registrou dois casos confirmados da doença em humanos. “Está é uma ação preventiva, pois Itapema não tem nenhum caso da doença. Com a varredura conseguimos alcançar muitas pessoas que não tinham a vacina”, explicou a Diretora de Vigilância Epidemiológica, Mariane Halpin.
O trabalho de varredura aconteceu durante todo o dia e contemplou mais de 400 moradores dos bairros Ilhota, Sertãozinho, Alto São Bento, Tabuleiro, Várzea, Sertão do Trombudo e Morretes. A vacinação segue liberada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e não mais em esquema de cronograma. As pessoas com mais de 60 anos também devem ser imunizadas, desde que sejam avaliadas pelo médico do serviço de saúde para identificar se possuem alguma contraindicação. A vacina está contraindicada para crianças menor que 6 meses de idade, histórico de reação anafilática ao ovo de galinha, imunodeprimidos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema