Os agentes da vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde do Município de Porto Belo participaram nesta semana de uma formação com Dr. biólogo Fábio Njaime sobre doenças transmissíveis por vetores. Ele é responsável pelos treinamentos da empresa champion, contratada pelo Município para fornecer produtos e equipamentos para prevenção contra a dengue. A secretaria de Saúde também adquiriu novos larvicidas , mais eficientes para acabar com o mosquito Aedes Aegypti e outros transmissores.
Os investimentos da Secretaria de Saúde foram em torno de R$60 mil. Os larvicidas serão lançados no ambiente através de um drone de 1,2 m que busca atingir áreas de difícil acesso, além do trabalho que já é realizado pelos agentes de endemias, visitando as residências e empresas. O prefeito do Município Emerson Stein destaca que este é um investimento importante, que preza pela saúde pública e mostra preocupação da gestão em relação à dengue. “A dengue atingiu muitas pessoas em nosso Município no último ano e não podemos ficar parados, resolvendo os problemas apenas quando a pessoa já está com a doença. Com esses novos larvicidas a tendência é diminuir consideravelmente os registros de dengue em nossa cidade” – explica o prefeito.
O Município adquiriu os novos produtos pois o estado não estava enviando o produto como necessário. Os larvicidas adquiridos são ainda mais potentes que o utilizado anteriormente, chegando a ter efeito de até 120 dias e podendo ser aplicado em diversos ambientes sem prejudicar o ser humano.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo