A equipe que compõe o Programa do Governo Federal Criança Feliz, mantido pela Secretaria de Assistência Social no Município de Porto Belo, participou na última sexta-feira (22) de uma capacitação sobre desenvolvimento humano, buscando melhorar os atendimentos realizados com as famílias e com as crianças na considerada primeira infância.
A equipe, composta por seis visitadoras e a coordenadora Mara Lucia Machado, receberam orientações e conversaram com a psicóloga clínica Caroline Lampe Machado, que tratou sobre timidez nos atendimentos, relacionamento com a equipe, como sentir-se mais seguro no que faz e outros temas.
A coordenadora e também psicóloga Mara Lucia Machado destaca que o encontro foi importante para que as visitadoras possam estar mais seguras e preparadas para todas as situações com as quais podem se deparar durante as visitas. “Cada família atendida tem suas particularidades e além dos desafios que surgem na vida particular de cada visitadora, também precisam aprender a lidar com situações que podem encontrar as famílias atendidas” – explica Mara.
A psicóloga Caroline também mostrou a importância do Programa Criança Feliz, buscando motivar as visitadoras para que continuem realizando o trabalho de forma ainda melhor.
O Programa Criança Feliz surge como uma importante ferramenta para promover o desenvolvimento integral de crianças de zero a seis anos. É uma estratégia alinhada ao Marco legal da Primeira Infância que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo