O Projeto Escolhas, desenvolvido pelo Governo Municipal através da Secretaria de Assistência Social e o CREAS encerrou o ano de 2019 com importantes palestras envolvendo diferentes áreas. As últimas reuniões, desenvolvidas com adolescentes e jovens com determinação judicial de cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, de liberdade assistida e de prestação de serviço à comunidade, abordaram temas envolvendo saúde, legislação e violência.
A coordenadora do CREAS Berenice Barreto destaca que a ideia foi reunir profissionais que atuam no Município e região para conversar com os jovens sobre temas importantes na atualidade, abrindo a oportunidade de conversarem e exporem suas ideias ao grupo. “O Projeto Escolhas busca capacitar os jovens e ocupá-los de atividades que mudam a forma de pensar e conviver em sociedade. As rodas de conversas que acontecem com os profissionais são importantes, já que alimentam as mentes dos jovens com conteúdo positivos e fazem eles refletirem sobre suas vidas e as possibilidades que podem surgir” – explica a coordenadora.
Entre as palestras realizadas estão os temas “Gravidez na Adolescência e Sexualidade” com a enfermeira do CAPS Silvya Monteiro Cousseau, “Ansiedade na Adolescência” com a psicóloga voluntária Cláudia Schibulski, “Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e sobre o cumprimento do MSE. 08/11/19” com o advogado, que atua na Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo Ricardo Cavalheiro e Comunicação Não Violenta com a voluntária e bacharel em direito Aline Souza.
Os trabalhos de acompanhamento em grupo do Projeto Escolhas são encerrados neste final de ano e retomados em março de 2020. O Creas continua com os serviços normais e estará aberto para atender os jovens e adolescentes sempre que houver necessidade.
Fonte: Ana Maria Cordeiro – Assessora de Imprensa – Prefeitura Municipal de Porto Belo