Governo anuncia adiamento de pagamento de energia elétrica para famílias de baixa renda.
O número de confirmações do novo coronavírus em Santa Catarina registrou um aumento de 11 casos subindo para 51, até as 8h30 deste sábado (21). Durante coletiva de imprensa concedida pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL), por volta das 10h30, foi informado que cidades as quais, anteriormente, não estavam relacionadas, agora confirmaram casos positivos. São elas: Gravatal, Navegantes e Jaguaruna.
Até a noite da última sexta-feira (20), SC registrava 40 casos confirmados. Conforme o governador, há a possibilidade de o número ser maior, uma vez que ainda há 361 em investigação.
Durante a coletiva, ainda, o governador anunciou que a Celesc suspendeu os pagamentos das faturas de março e abril aos consumidores de baixa renda. São 36 mil famílias cadastradas em programas sociais ou que recebem benefício de assistência continuada, e que poderão efetuar os pagamentos de forma parcelada a partir de maio. Ainda, o governo do Estado vai repassar aos hospitais filantrópicos o valor máximo, conforme nível de cada instituição, como reforço ao combate ao coronavírus.
– A política hospitalar catarinense, elaborada no primeiro ano de governo, destina valores para hospitais filantrópicos, conforme nível, de acordo com quantidade de atendimentos e disposição de serviços, vai receber mais valores máximos enquanto perdurar o enfrentamento ao coronavírus. Vamos manter em teto máximo. hospitais de nível 5 vão receber R$ 2 milhões por mês e, conforme redução do nível, o valor decai. O critério foi criado pela técnica para que o hospital seja resolutivo, serviços e procedimentos, e dispor de equipamentos ao cidadão. Neste período não serão cobrados os indicadores de avaliação – declarou Carlos Moisés.
– Assim, alivia a conta dos hospitais e altera nosso orçamento em R$ 10 milhões a mais por mês – completou.
Conforme ele, isso se estende durante a situação de calamidade pública e o enfrentamento ao coronavírus. Além disso,
Número de casos confirmados por município
Em Balneário Camboriú há seis casos confirmados; seis em Braço do Norte; dois em Chapecó; seis em Criciúma; dez em Florianópolis; um em Gravatal; dois em Imbituba; um em Itajaí; dois em Jaguaruna; quatro em Joinville; um em Navegantes; um em Pomerode; dois em Rancho Queimado; um em São José; e seis casos confirmados em Tubarão.
Polícia atua em todo o estado
Conforme os números repassados pelo governo do Estado, até agora foram fechados 1.568 estabelecimentos até a manhã deste sábado pela polícia, além de três conduções. Também foram realizadas 5,4 mil intervenções pela Polícia Militar (PM), todas relacionadas à determinação de isolamento; 584 autuações em estabelecimentos comerciais. A PM ainda impediu 17 ônibus ou vans trazendo turistas para Santa Catarina, “em momento inadequado”, segundo o governador.
Alerta para fake news
Durante a transmissão ao vivo, a Secretaria de Comunicação fez alertas para fake news. De acordo com o secretário de comunicação, Ricardo Dias, foi notada distribuição de orientações erradas ou falsas com a logomarca do Governo e Secretaria de Saúde de Santa Catarina.
Situação de saúde dos casos confirmados
Conforme o secretário de saúde, Helton Zeferino, do total de 51 casos, a maior parte segue a recomendação de isolamento domiciliar e foram orientados em relação à conduta dentro de casa. Entre os internados em ambiente hospitalar, alguns estão na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
– Com confirmação de coronavírus, adotamos protocolo de proteção e conduta dos profissionais de saúde. Lembrando que, para esta patologia, não há medicação efetiva para enfrentamento. Utilizamos protocolos de situação de êxito dentro e fora do Brasil para que os profissionais de saúde apliquem na terapia – completou Zeferino.
Ele ainda destacou que há pacientes tratados de coronavírus mesmo sem o exame testar positivo.
Hidroxicloroquina não é efetivo contra coronavírus
Conforme o secretário de saúde, Helton Zeferino, a Anvisa informou que não há medicação efetiva contra coronavírus. Portanto, é falsa a informação de que o medicamento hidroxicloroquina trate do novo coronavírus. Segundo ele, nos últimos dias muitas pessoas buscaram a medicação em farmácias, mas não há nota que recomende o uso da medicação.
– Temos estudos com população que usou hidroxicloroquina para pacientes com reumatismo ou malária. Alguns pacientes foram tratados, mas não há nota técnica que nos recomende o uso. Importante é que as pessoas entendam que é destinado a doenças especificadas e precisam de uso frequente de medicação, e que causa efeitos colaterais severos pelo uso exacerbado ou inadequado – ressaltou o secretário.
Ações de SC adotadas em outros estados
Conforme o secretário, algumas das ações em outros estados estão sendo inspiradas a partir das decisões tomadas em Santa Catarina.
– Temos de nos atentar aos sinais dados por outros países, não há mais faixa etária para que o vírus não dissemine rapidamente– complementa o secretário.
Foto: Reprodução
Fonte: NSC Total – DC – Por Patrícia Della Justina / Por João Lucas Cardoso