Santa Catarina atinge a marca de 163 casos confirmados do novo coronavírus nesta sexta-feira (27), informou o governo do Estado em coletiva de imprensa. São 14 novos diagnósticos em 24h e 33 municípios com pessoas positivadas para a doença em todas as regiões de SC. Dessas, Florianópolis é a cidade com o número mais alto de infectados, com 27 confirmações, seguida de Itajaí, com 18, além de Blumenau e Criciúma, com 12 cada.
Fazem duas semanas do primeiro registro em território catarinense e, nesse período, o dia que apresentou a menor taxa de novos contaminados foi esta sexta-feira, divulgou o governador Carlos Moisés da Silva (PSL):
– A taxa de exames positivados de ontem (26) para hoje (27) é de 9% desde início da contagem. Não é galopante, é natural que cresça, que seja geométrica.
Em relação ao fim do período de duras restrições, Moisés disse que o Estado vai primeiro completar a quinzena em quarentena, para mensurar o resultado do decreto que declarou situação de emergência em Santa Catarina, no dia 18 de março. Depois disso, se necessário for, traçará novas regras:
– A maioria de nós será infectada pelo vírus, é inevitável e impossível passarmos ilesos. O que queremos é retardar o contágio em massa, para que a gente ganhe tempo para tentar se preparar para o enfrentamento à pandemia. Sabemos que pessoas irão morrer. Nenhum outro estado ou país conseguiu se preparar até agora. O que a gente quer é dar sobrevida para mais pessoas – disse.
Moisés reforças as restrições da retomada
O governador Carlos Moisés também disse que, ao decidir pelo retorno das atividades gradualmente, a partir da próxima semana, evitando a circulação do transporte coletivo, por exemplo, o Estado busca o equilíbrio entre saúde e economia.
– O paradoxo é voltar a ter atividade e ao mesmo tempo não ter todas. Se pensar no 8 ou 80, não chegamos ao equilíbrio. Parece paradoxo, mas é solução segura. Vamos continuar com ações responsáveis – argumentou.
Em sua fala, reforçou que a retomada dos serviços e a circulação de pessoas vai ocorrer, desde que seguindo uma série de restrições:
– Não há afrouxamento. Um profissional trabalhando em obra está mais seguro de quem vem ao mercado, por exemplo. Cada caso é um caso. Por isso alinhamos com o setores e vislumbramos uma retomada com o coronavírus. Temos atividades com mais chance de contágio do que essas que vamos liberar com regras e restrições.
Cidades com casos confirmados de coronavírus em SC
Florianópolis 27
Itajaí 18
Blumenau 12
Criciúma 12
Balneário Camboriú 9
Braço do Norte 9
Tubarão 8
Joinville 8
São José 8
Imbituba 5
Camboriú 4
Chapecó 4
Gravatal 3
Porto Belo 3
Navegantes 3
Jaguaruna 2
Jaraguá do Sul 2
Rancho Queimado 2
Siderópolis 2
Antônio Carlos 1
Arroio do Silva 1
Canelinha 1
Gaspar 1
Içara 1
Itapema 1
Lages 1
Laguna 1
Pomerode 1
São Lourenço do Oeste 1
São Ludgero 1
São Pedro de Alcântara 1
Tijucas 1
Timbé do Sul 1
Outros estados 5
Outros países 3
Foto: Governo de SC
Fonte: NSC Total – DC – Por Clarissa Battistella / Por João Lucas Cardoso