Informação foi divulgada na entrevista coletiva desta terça-feira (14).
Santa Catarina tem duas das 10 regiões com maior incidência do novo coronavírus no Brasil. Os dados levam em conta o número de casos confirmados por 1 milhão de habitantes.
A lista considera não apenas uma cidade, mas regiões com mais municípios envolvidos e foi divulgada pelo Ministério da Saúde na entrevista coletiva desta terça-feira (14).
A região de Laguna, no Litoral Sul, já aparecia nesta lista na semana passada e nesta terça era a sétima região de saúde do país com maior incidência da Covid-19, com 260,3 casos por 1 milhão de habitantes.
A novidade desta terça-feira foi a região da Foz do Rio Itajaí, que apareceu em 10º lugar, com 223,6 casos confirmados por 1 milhão de habitantes.
A região da Foz do Rio Itajaí envolve 11 cidades no Litoral Norte de SC: Luiz Alves, Ilhota, Penha, Piçarras, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas.
A lista é liderada pela região de Fortaleza, no Ceará, que tem 608,2 casos por 1 milhão de habitantes. Além de Santa Catarina, apenas o Amazonas possui mais de uma região na lista entre as 10 áreas de maior incidência do novo coronavírus.
Nessa divisão o Ministério da Saúde considera a incidência da doença em regiões específicas. A intenção é monitorar onde especificamente pode haver maior crescimento dos casos e, nessas situações, poder direcionar investimentos e equipamentos para esses locais.
Na análise geral dos Estados, Santa Catarina aparece em 10º lugar entre as unidades da federação com mais casos da doença, proporcionalmente à população. SC tem 114 casos por 1 milhão de habitante, levemente abaixo da média nacional, que é de 119 pelo mesmo grupo populacional. Com isso, o Estado é classificado como nível de alerta. Na semana passada, por estar acima da incidência nacional, SC chegou a estar na faixa de atenção.
Entre as capitais, Florianópolis tem sexta maior incidência no país
Quando analisados somente as capitais dos Estados, Florianópolis é a sexta do país com maior incidência do novo coronavírus até esta terça-feira (14). São 397 casos por 1 milhão de habitantes. Por ter incidência mais que 50% acima da média nacional, Florianópolis figura em nível de emergência, o mais alto das três classificações feitas pelo Ministério da Saúde. O mesmo ocorre com outras 11 capitais de Estados no país.
Foto: Reprodução, Ministério da Saúde
Fonte: NSC Total – DC – Por Jean Laurindo