Óbito mais recente é de um homem de 77 anos, morador de Florianópolis e com comorbidades.
De um dia para o outro, 139 novos casos de coronavírus foram confirmados em Santa Catarina, segundo dados divulgados pelo governo do Estado nesta segunda-feira (27). De acordo com o último balanço, são 1.476 pacientes contaminados e 44 mortes. E, embora a régua tenha apresentado aumento, os números “ainda são favoráveis para o nosso estado”, segundo o governador Carlos Moisés da Silva.
Em vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), continuam internados 106 pacientes. Desses, 56 já com diagnóstico positivo para Covid-19 e outros 50 ainda aguardam resultado de exames. Outros 182 pacientes tiveram alta da UTI para leitos de enfermaria desde o início da pandemia. O óbito mais recente é de um homem de 77 anos, morador de Florianópolis e com comorbidades.
O governador Carlos Moisés da Silva abriu a coletiva de imprensa comentando sobre a habilitação de 72 leitos já criados em Santa Catarina no Ministério da Saúde:
– Conseguimos a habilitação. Significa dizer que serão remunerados também com dinheiro do Ministério da Saúde. Nos próximos seis meses calculamos que aproximadamente R$ 9 milhões podem ser liberados pelo governo federal a Santa Catarina, para transferir aos municípios e hospitais que trabalham com o SUS.
Os números das fiscalizações
Ao lado do governador de Santa Catarina e dos quatro integrantes do Colegiado de Segurança Pública, o secretário de Saúde, Helton Zeferino, divulgou o número de estabelecimentos fiscalizados pelas equipes de vigilância sanitária desde que o primeiro paciente de Covid-19 teve confirmação em SC, em 12 de março.
– Há um grande esforço entre as vigilâncias municipais e do Estado. Até 27 de abril foram fiscalizados 3,6 mil estabelecimentos e atendidas 579 denúncias – disse.
Também presente na coletiva de imprensa, o comandante-geral da Polícia Militar em SC, coronel Araújo Gomes Junior esclareceu que um novo momento de policiamento ostensivo foi iniciado em território catarinense:
– Atuamos de forma mais proativa agora, independente de denúncias e dando ênfase nas fiscalizações estabelecidas para a saúde, nos estabelecimentos comerciais ou espaços públicos.
Araújo Gomes também reforçou que a movimentação de 1,5 milhões de catarinenses segue sendo monitorada pela PM, através da parceria com uma empresa privada:
– Conseguimos ter acesso a localização anônima de aparelhos telefônicos, o que nos mostra se o isolamento social está sendo cumprindo conforme determina o Estado.
Presidente do colegiado de Segurança Pública, delegado Paulo Koerich também esteve presente na coletiva. Durante a transmissão ao vivo, informou que a Polícia Civil atua principalmente na fiscalização de estabelecimentos que funcionam de forma irregular no estado.
– Atendemos e verificamos denúncias realizadas através do 181 e que já culminaram na identificação, localização e no fechamento de várias indúsias e fábricas clandestinas de álcool em gel que atuavam sem autorização e, acima de tudo, colocavam em risco a vida do cidadão que adquiria esse produto sem certificação da Anvisa – comentou.
Veja os municípios com casos de Covid-19 em SC
Há 114 cidades catarinenses com casos confirmados de Covid-19, dois a mais do que no dia anterior. As cidades de Faxinal dos Guedes e Ibirama passaram a figurar na lista. A maior quantidade de pacientes contaminados está em Florianópolis, com 263 casos. Na sequência, aparecem Blumenau com 159 e Joinville com 145. Em Balneário Camboriú são 68 casos, Camboriú são 66 e lado a lado estão as cidades de Itajaí e Criciúma, com 53 em cada.
Águas Mornas – 1
Anita Garibaldi – 1
Antônio Carlos – 11
Arabutã – 7
Araranguá – 4
Armazém – 2
Aurora – 1
Balneário Arroio do Silva – 4
Balneário Barra do Sul – 2
Balneário Camboriú – 68
Balneário Gaivota – 2
Balneário Piçarras – 3
Barra Velha – 2
Biguaçu – 4
Blumenau – 159
Botuverá – 3
Braço do Norte – 28
Brusque – 40
Caçador – 6
Camboriú – 66
Canelinha – 1
Capivari de Baixo – 3
Catanduvas – 6
Chapecó – 27
Cocal do Sul – 1
Concórdia – 32
Criciúma – 53
Faxinal dos Guedes – 1
Florianópolis – 263
Forquilhinha – 1
Garopaba – 2
Gaspar – 10
Governador Celso Ramos – 3
Gravatal – 11
Guabiruba – 2
Guaramirim – 1
Herval d’Oeste – 2
Ibirama – 1
Içara – 8
Ilhota – 4
Imbituba – 18
Indaial – 7
Ipumirim – 15
Irani – 15
Irati – 1
Itá – 1
Itaiópolis – 1
Itajaí – 53
Itapema – 12
Itapiranga – 1
Ituporanga – 2
Jaborá – 3
Jaguaruna – 4
Jaraguá do Sul – 14
Joaçaba – 8
Joinville – 145
Lages – 13
Laguna – 7
Lindóia do Sul – 12
Mafra – 2
Massaranduba – 1
Meleiro – 1
Morro da Fumaça – 2
Navegantes – 34
Nova Trento – 1
Nova Veneza – 2
Orleans – 6
Palhoça – 25
Palma Sola – 1
Papanduva – 2
Paulo Lopes – 2
Pedras Grandes – 2
Penha – 4
Peritiba – 1
Pescaria Brava – 1
Pomerode – 3
Ponte Serrada – 3
Porto Belo – 6
Pouso Redondo – 1
Presidente Castello Branco – 4
Rancho Queimado – 2
Rio do Sul – 2
Rio Negrinho – 1
Rio Rufino – 1
Salete – 2
Sangão – 2
Santa Cecília – 1
Santa Rosa do Sul – 1
Santo Amaro da Imperatriz – 3
São Bento do Sul – 2
São Domingos – 5
São Francisco do Sul – 3
São José – 49
São Lourenço do Oeste – 2
São Ludgero – 7
São Pedro de Alcântara – 1
Schroeder – 1
Seara – 2
Siderópolis – 9
Sombrio – 11
Tangará – 2
Tijucas – 5
Timbé do Sul – 1
Timbó – 7
Treze de Maio – 3
Tubarão – 33
Tunápolis – 1
Turvo – 1
Urussanga – 3
Vargem Bonita – 6
Vidal Ramos – 1
Videira – 2
Xavantina – 1
Xaxim – 1
Outros estados – 17
Outros países – 3
Foto: Reprodução
Fonte: NSC Total – DC – Por Clarissa Battistella