De acordo com o Decreto Municipal nº 2605 de 27 de abril de 2020, ficam estabelecidas medidas restritivas para o setor de locação para turismo e serviços em hotéis, pousadas, residenciais e outros meios. O documento frisa que a barreira sanitária, na entrada da cidade, será mantida somente até o dia 1º de maio. As atividades relativas à locação e serviços em hotéis, pousadas, residenciais, casas, albergues e outros meios de locação para turismo estão proibidas até o dia 29/04.
A partir do dia 30 de abril, os meios de hospedagem somente poderão liberar as acomodações devidamente higienizadas após 24h de sua última utilização. Além disso, ficam proibidos de oferecer material de praia, tais como cadeiras, guarda-sóis e similares, sob pena de recolhimento pela fiscalização municipal.
De acordo com a Portaria nº 244 do Governo do Estado de SC, ainda fica definido para este setor:
• Somente 50% da capacidade total de hospedagem pode ser utilizada;
• Devem disponibilizar álcool gel para uso dos clientes na recepção, nas portas dos elevadores e nos corredores de acesso aos quartos;
• Os serviços de alimentação localizados dentro das hospedagens poderão atender aos hóspedes somente em serviço de quarto;
• As áreas sociais e de convivência deverão permanecer fechadas;
• O serviço de governança deverá intensificar a higienização dos quartos e banheiros com desinfecção das superfícies com álcool 70% ou sanitizantes de efeito similar, além da limpeza de rotina.
• Ao final da estadia, deverá ser realizada limpeza e desinfecção completa do quarto e superfícies, antes da entrada de novo hóspede.
Todos os trabalhadores deverão usar máscaras de tecido não tecido (TNT) ou tecido de algodão durante todo seu turno de serviço, independentemente de estarem em contato direto com o público.
Lembrando que as praias não estão abertas para permanência e aglomerações, mas somente para a prática de esportes individuais, como caminhada, ciclismo e surfe. O Morro do Macaco também estará fechado durante o feriado, ficando proibida a caminhada na trilha.
Além disso, a Santur – Agência de Desenvolvimento do Turismo divulgou um manual de boas práticas para hotéis e pousadas para auxiliar na adoção das medidas. Os interessados podem acessar e fazer o download em https://bit.ly/2SgPDcY.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas