Santa Catarina se aproximou da marca de 700 óbitos por coronavírus nesta segunda-feira (20). Foram confirmadas mais nove mortes pelo governo estadual e 1.078 novos casos. No total, 694 pacientes perderam a vida no Estado durante a pandemia e 54.414 pessoas foram infectadas. Há 8.659 contaminados pelo vírus em tratamento.
Em leitos de UTI, há 517 pacientes hospitalizados entre redes pública e privada. Do total, 167 já tiveram diagnóstico positivado para o vírus e os outros 262 casos continuam em análise. O número de pacientes em tratamento e com o quadro de saúde agravado é o mais alto da pandemia.
O total de pessoas internadas em leitos de UTI públicos, entre covid-19 e demais enfermidades, também chega no pior patamar, com taxa de ocupação de 75,8%, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES).
O Estado também confirmou casos da doença em mais três municípios catarinenses: Bom Jesus do Oeste, Novo Horizonte e Painel. Com isso, apenas oito municípios catarinenses continuam livres da circulação do vírus.
Veja onde ocorreram as mortes
As nove vítimas morreram entre os dias 14 e 19 de julho. Três delas, eram de cidades do Sul catarinense, duas do Norte, duas do Vale do Itajaí e outras duas do Oeste de SC.
Norte de SC
Joinville – homem, 59 anos.
Araquari – homem, 96 anos.
Vale do Itajaí
Blumenau – homem, 90 anos.
Itajaí – mulher, 87 anos.
Sul
Balneário Rincão – mulher, 73 anos.
Tubarão – homem, 67 anos.
Criciúma – homem, 71 anos.
Oeste
Concórdia – mulher, 78 anos.
Faxinal Dos Guedes – homem, 48 anos.
Cidades com mais casos ativos
Entre as cidades com mais casos ativos, segue Joinville em primeiro, com 1.062 pacientes em acompanhamento e logo depois os municípios de Blumenau, Palhoça e Florianópolis. A diferença entre as três cidades é mínima: são 389 pessoas em acompanhamento na cidade do Vale do Itajaí e 381 na Capital, segundo dados do governo catarinense.
Ainda, de acordo com o boletim do Estado, Balneário Camboríu, que aparecia entre os três primeiros na semana anterior, está em sexto no ranking, com 275 casos.
Foto: Diórgenes Pandini/DC
Fonte: NSC Total – DC – Por Clarissa Battistella