Vítima teve cortes graves no peito e nas mãos e foi levada para hospital, enquanto autor segue foragido; caso ocorreu em Porto Belo.
Um homem tentou matar o funcionário de um posto de saúde com golpes de foice na manhã desta sexta-feira (18), em Porto Belo, no Litoral de SC. O caso ocorreu por volta das 6h, na unidade do bairro Jardim Dourado.
A vítima é um homem de 35 anos que trabalha no setor de limpeza da unidade de saúde. Ele foi ferido na cabeça, no peito e também na mão, onde corre o risco de ter que sofrer amputação.
Segundo o delegado Ricardo Melo, da Delegacia de Polícia Civil de Porto Belo, o caso é tratado como tentativa de homicídio “por conta do meio utilizado e pela gravidade das lesões”.
O autor dos golpes de foice fugiu após o crime. Ele já foi identificado pela polícia, que está em buscas para tentar encontrá-lo. O delegado não divulgou a identidade do suspeito, mas disse que se trata de um homem de 30 anos. Caso não seja localizado, a polícia pretende pedir a prisão preventiva dele.
Segundo o delegado, a suposta motivação do crime seria um possível relacionamento da ex-companheira do autor com um funcionário da unidade de saúde. O suspeito teria ido até o local na manhã desta sexta-feira, mas encontrou apenas o funcionário da limpeza, que segundo o delegado não era a pessoa que ele estava procurando. Mesmo assim, desferiu diversos golpes de foice contra o servidor.
Homem disse que “mataria todos os homens” da unidade
O posto ainda estava fechado no momento do crime e o funcionário estava sozinho no local. De acordo com trabalhadores da unidade de saúde, a vítima relatou que o autor dizia que “mataria todos os homens” da unidade de saúde enquanto desferia os golpes de foice. O trabalhador foi transferido para o Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú.
O delegado relatou ainda que a ex-companheira do autor teria saído de casa há cerca de duas semanas. Nos últimos dias, ela procurou a delegacia para registrar um boletim de ocorrência porque o suspeito não estaria ajudando com os custos dos dois filhos do casal, mas na ocasião disse não estar sofrendo ameaças. Já funcionários da unidade de saúde apontaram que ela teria sido ameaçada.
Unidade está fechada e equipe teme pela segurança
Um funcionário da unidade de saúde diz que a equipe decidiu manter o posto fechado nesta sexta-feira por falta de segurança para os demais funcionários e até mesmo para os pacientes que frequentam o local.
– Todos os funcionários foram ameaçados. Temos uma pessoa que não foi presa, representa risco grave, e que pode chegar ali e começar a desferir golpes de foice para todos os lados. Se não houver garantias da administração pública de que teremos segurança, nós como equipe não vamos fazer atendimento – afirmou um funcionário do local, que preferiu não se identificar.
A prefeitura de Porto Belo informou que decidiu manter o espaço fechado nesta sexta e que ele será reaberto na segunda-feira. A Guarda Municipal esteve no local nesta sexta e a prefeitura avalia se ela retornará para garantir a segurança no local na segunda-feira.
Foto: Polícia Civil, divulgação
Fonte: NSC Total – Santa – Por Jean Laurindo / Por Guilherme Simon