Com a situação da pandemia e a chegada da alta temporada, criminosos estão utilizando novas formas de aplicar fraudes de maneira virtual. O golpe do sorteio tem atingido muitas empresas, como hotéis, pousadas e restaurantes de Bombinhas. A prática consiste em utilizar um perfil falso para se passar por alguma empresa e enviar mensagens para os seguidores como se eles tivessem ganhado sorteios de hospedagens ou jantares gratuitos, por exemplo.
Então, os golpistas geralmente dizem que, para conclusão do sorteio, é necessário um depósito antecipado para pagamento de taxas, impostos ou cadastramento do cliente. Também costumam solicitar dados, como número de WhatsApp, conta bancária ou CPF, para invadir e clonar as contas.
Os perfis verdadeiros das empresas têm alertado para que o público esteja em alerta da possibilidade do golpe e para que denunciem os perfis falsos. Somente nos detalhes é possível identificar a veracidade de um perfil, pois os perfis falsos são extremamente parecidos, passando despercebido por um usuário desatento e movido pelo calor da proposta.
Para evitar cair em um golpe, o Procon Bombinhas recomenda desconfiar de propostas muito vantajosas, com preços muito abaixo do mercado e pedidos de depósito pelo WhatsApp. Também evitar informar dados pessoais e realizar pagamentos antecipados. É preciso verificar ainda, na hora do depósito, se a conta está em nome de pessoa jurídica, que é o correto. Além disso, solicitar o CNPJ da empresa e realizar as reservas preferencialmente por e-mail são dicas importantes. Outra orientação é procurar se a empresa tem outro perfil, que pode ser o verdadeiro, para entrar em contato e confirmar se o sorteio está mesmo acontecendo.
Caso o usuário seja vítima de um golpe, o delegado da Polícia Civil de Bombinhas, Ricardo Melo, orienta fazer um boletim de ocorrência, inclusive através da delegacia virtual pelo site https://www.pc.sc.gov.br/servicos/delegacia-virtual.“Recomendo que se a empresa for vítima dessa fraude informe aos clientes no seu perfil oficial e solicite que ajudem fazendo a denúncia do perfil falso na própria rede social. Com o aumento de denúncias, a rede social dá uma maior atenção e pode retirar o perfil falso do ar antes mesmo de o golpista ter efetividade”, conclui.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas