Em 25 de fevereiro de 2020, 8 moradores de SC informavam sentir os primeiros sinais da covid-19. Início da pandemia só foi reconhecido pelo Estado em 12 de março.
Quando Santa Catarina enfrenta a semana mais difícil da pandemia, completa exatamente um ano desde que 8 catarinenses começaram a sentir os primeiros sintomas de coronavírus. Embora o primeiro caso oficial só tenha sido divulgado pelo governo de Santa Catarina em 12 de março, soube-se mais tarde, com o processamento dos exames, que esses oito pacientes foram os primeiros a terem covid-19 no Estado, e que a pandemia já tinha começado ainda em 25 de fevereiro de 2020.
Segundo os dados da Secretaria de Estado da Saúde, são duas pessoas de Balneário Camboriú (um homem de 54 anos e outro de 43), duas de Florianópolis (um homem de 43 e outro de 56), uma de Blumenau (uma mulhe de 57 anos), uma de Brusque (homem, 41 anos), uma de Campos Novos (mulher, 24) e de Palhoça (homem, 65 anos).
A maioria teve como primeiros sintomas tosse, febre e dor de garganta. Nenhum deles tinha comorbidades. Todos os pacientes se curaram da covid-19.
O governo do Estado só divulgaria oficialmente os dois primeiros casos de Santa Catarina em 12 de março, porque aguardava a chegada de outros exames em laboratórios de São Paulo e Rio de Janeiro. Eram outros dois pacientes de Florianópolis: um homem de 34 anos internado no Hospital Baía Sul, na Capital, uma mulher de 28 anos. O homem era o cantor Di Ferrero, ex-vocalista da banda NX Zero, que tinha viajado para os Estados Unidos. Já a mulher é nascida na Capital, onde visitava a família, mas morava na Holanda.
Os oito primeiros casos a sentirem sintomas foram identificados mais tarde pelo Estado, a partir de abril, com o processamento de novos exames e integração de base de dados com municípios e laboratórios privados.
Avanço acelerado dos novos casos e sinal de novo pico neste mês
Desde então, a pandemia se multiplicou rapidamente, especialmente a partir de junho, registrando picos em agosto, em dezembro e, novamente, agora em fevereiro. A primeira morte foi registrada um mês depois dos primeiros 8 casos, em 25 de março.
Santa Catarina chega nesta quinta-feira, 25, à marca de 657.649 casos de coronavírus e 7.165 mortes. No gráfico acima, que apresenta a evolução dos novos casos confirmados conforme a data de aparecimento dos primeiros sintomas, é visível o crescimento de um novo pico a partir do dia 15 de fevereiro. Os dados mais recentes ainda vão ser atualizados e tendem a crescer com os boletins divulgados pelo Estado nos próximos dias.
Até o momento, o dia em que mais pacientes relataram ter sentido os primeiros sintomas de covid-19 foi em 20 de novembro: 7.138 pessoas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, infectados levam entre 1 e 14 dias para apresentar os primeiros sintomas de covid-19, mas na maioria dos casos aparecem no quinto dia após terem contraído o coronavírus.
Foto: Diorgenes Pandini
Fonte: NSC Total – DC – Por Cristian Edel Weiss