Os números atualizados da lista de espera por um leito de UTI indicam que 251 pessoas aguardando vagas em Santa Catarina nesta terça-feira (2). Mais da metade está no Oeste, onde a fila tem 142 pacientes – todos em estado grave. Esses pacientes estão internados de forma improvisada em enfermarias, pronto atendimentos, e até em corredores de hospitais.
Os dados obtidos pela coluna são de comunicados internos da Secretaria de Estado da Saúde. Os números coincidem com as informações que saem dos hospitais afetados pelo colapso. Nesta terça, o Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê, relatou em um comunicado a situação de caos e a perda de pacientes.
De acordo com um levantamento do G1SC, o Estado registrou pelo menos 16 óbitos, desde sexta-feira (26), de pessoas que aguardavam na fila de espera por um leito de UTI.
Enfermaria
A região Oeste, epicentro da crise sanitária em SC, tem também demanda reprimida para leitos de enfermaria. Dos 55 pacientes que aguardavam vagas no Estado nesta manhã, 36 estão na região de Chapecó.
A Secretaria de Estado da Saúde diz que os pacientes da lista de espera não estão desassistidos. Mas médicos ouvidos pela coluna relatam que as condições de permanência desses pacientes está longe do ideal – especialmente porque não é possível o mesmo monitoramento que o doente tem no ambiente de UTI.
Fila de espera por um leito de UTI
Grande Oeste (Chapecó): 142
Meio Oeste (Joaçaba): 27
Serra (Lages): 2
Norte/Nordeste (Joinville): 36
Vale (Blumenau): 0
Foz (Itajaí): 0
Sul (Criciúma): 12
Grande Florianópolis (Florianópolis): 32
Total: 251
Fila de espera por enfermaria
Chapeco: 36
Joinville: JOINVILLE: 16
Florianópolis: 3
Total: 55
A expectativa do Estado é aliviar a fila de espera com a transferência interestadual. Nesta quarta-feira (3) inicia o envio de pacientes para o Espírito Santo, que receberá 16 pessoas de Santa Catarina para internação em UTIs. Essas transferências, no entanto, têm limitações porque a maior parte dos estados brasileiros está em situação de colapso na saúde.
Só podem ser transferidos pacientes cujo estado de saúde suporta a viagem. Nesta terça, 140 pacientes estão na lista de regulação para possível transferência inter-regional ou interestadual. O Oeste lidera a demanda, com 67 pessoas na lista. É seguido pela região Norte, com 23, Meio Oeste, com 21, e Grande Florianópolis, com 16.
Outra frente atacada pela Secretaria de Estado da Saúde é a pactuação de novos leitos de UTI nas regiões. Nesse caso, o principal empecilho é a falta de profissionais experientes para a operação das vagas, já que os pacientes de Covid-19 são considerados muito graves e demandam procedimentos complexos, como a intubação.
Foto: Maurício Vieira, Secom
Fonte: NSC Total – Dagmara Spautz – Por Dagmara Spautz