Meteorologista explica o que causa o fenômeno, que deve se repetir ao longo dos próximos dias.
Quem olhou para o céu das cidades do Litoral Norte de Santa Catarina na tarde desta sexta-feira (22) quase não viu o topo dos prédios. Isso porque um nevoeiro vindo do mar tomou conta de cidades como Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema.
Moradores registraram os fenômenos e até fizeram brincadeiras. “Gente, parem de usar vape!”, brincou um internauta. “Nevoeirou”, publicou uma página de Itapema.
Segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, esse fenômeno acontece quando uma massa de ar quente chega onde há o ar mais seco e frio, que predomina em todo o país.
“O ar quente, em contato com a superfície mais fria do oceano causa esses nevoeiros marítimos, diminui a temperatura, e reduz a visibilidade”, explica.
As nuvens baixas e o nevoeiro podem dar a impressão de chuva, mas, segundo o meteorologista, o tempo permanece estável e é justamente isso que permite tanto a formação do nevoeiro marítimo como o predomínio do sol.
No sábado (23), domingo (24) e no início da próxima semana, a condição deve se repetir devido ao predomínio da massa de ar seco e quente para esta época do ano, mantendo o tempo estável e inibindo a formação de nuvens de chuva no Estado. A temperatura fica elevada durante o dia e amena no período noturno e amanhecer.
Veja os registros
Balneário Camboriú
“Nevoeirou”: moradores registraram mudança na paisagem de Balneário Camboriú – Vídeo: Via @bcm1lgr4u/Reprodução/ND
Itajaí
A NDTV registrou a chegada do nevoeiro por volta das 13h desta sexta:
Nevoeiro chegou no começo da tarde desta sexta-feira (22) – Vídeo: Arquivo/NDTV
Itapema
View this post on Instagram
View this post on Instagram
Foto: Arquivo/NDTV e Reprodução/Internet
Vídeo: Via @bcm1lgr4u/Reprodução/ND
Vídeo: Arquivo/NDTV
Vídeo: itapema.mil.grau_oficial/Instagram
Vídeo: itapema.mil.grau_oficial/Instagram
Fonte: ND+, KASSIA SALLES, ITAJAÍ