Números de autorizações para novas construções aumentou consideravelmente em Porto Belo; setor da construção civil comemora números.
A construção civil é um setor de vital importância para Santa Catarina e para o Brasil.
Dados e estatísticas recentes reforçam essa informação.
O setor representa 4,5% do PIB do Estado medido em termos de Valor Adicional Bruto, o VAB.
Enquanto isso, o Valor Bruto de Produção para a construção foi de R$ 13,6 bilhões, o que representa 5% do total de produção em nível nacional.
A construção civil tem mais de 17 mil estabelecimentos em Santa Catarina, o setor com o maior número de empresas aqui no Estado, número que eleva ao posto de quinto maior número de empresas da construção no Brasil.
No Litoral Norte, na região da Costa Esmeralda com três cidades: Itapema, Bombinhas e Porto Belo, o número é de 904 estabelecimentos da construção ou 5,3% do total de Santa Catarina.
Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e pelo Observatório da FIESC.
No primeiro semestre de 2022, os empregos formais na região aumentaram.
Alta de 20,2% em Itapema, 25,1% em Bombinhas e 23,4% em Porto Belo, em relação ao final de 2021.
Com a expansão imobiliária em cidades como Itapema, e também em Balneário Camboriú, que está muito próxima, Porto Belo acompanhou esse crescimento.
E a construção civil tem mesmo motivos para comemorar em Porto Belo, já que a cidade aumentou nos últimos quatro anos em 4,5 vezes, sua área construída.
Até o início deste mês por exemplo, foram registradas 120 ART’s, as anotações de responsabilidade técnica, documento que define legalmente quem são os responsáveis pelas obras que serão construídas.
“Porto Belo tem muito para crescer, por estar bem localizada, o que atrai muitos turistas e investidores, não só da região, mas também de outros Estados e também, de fora do Brasil, como dos Estados Unidos, principalmente da Flórida, que constatamos em visitas que lá fizemos”, reforça João Conrado, proprietário da Conrado Empreendimentos, uma das construtoras que tem focado em investimentos no local.
Já o prefeito da cidade Joel Luncida explica: “A chegada dos novos empreendimentos é um troféu para essa cidade que, por décadas, foi considerada apenas uma passagem. Hoje, Porto Belo está no mapa e é procurada por quem quer morar e quem quer investir”, finaliza.
Foto: Divulgação/ND
Fonte: ND+, MARCELO NUNES