Homem é suspeito de disseminar ódio contra negros e judeus na internet; jovem responde pelo crime de stalking contra uma adolescente.
Um homem de 19 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (17) em Porto Belo, Litoral Norte de Santa Catarina. Ele é suspeito de disseminar ódio contra negros e judeus na internet e apologia ao nazismo.
As investigações da Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância da DEIC, revelaram os crimes. O jovem, a todo momento, procurava, consumia e espalhava conteúdo de ódio, demonstrando especial interesse por “ataques terroristas de lobo solitário”.
O suspeito teria sido recrutado por neonazistas através de um jogo de videogame. Segundo a Polícia Civil, um grupo de jogadores é formado e quando entra um novo membro começam a destilar piadas racistas, homofóbicas e com demais preconceitos nos chats. A regra para fazer parte do grupo é clara: é permitido comentários ofensivos. Em uma segunda etapa do “jogo”, o novo membro é recrutado a começar a brincar de “ser nazista”.
O suspeito já havia sido alvo de mandado de busca e apreensão no dia 11 de agosto de 2022, quando policiais apreenderam computadores para análise. O homem responde ainda pelo crime de stalking contra uma adolescente do Paraná. Ele foi encaminhado ao Presídio Regional de Tijucas.
No histórico criminal do jovem, há casos de violência na escola. Quando era adolescente ele teria agredido uma professora dentro da sala de aula com um soco na boca, além de não aceitar ter aulas com um professor negro.
Foto: Reprodução/Polícia Civil
Fonte: ND+, REDAÇÃO ND, ITAJAÍ