Mercado imobiliário da cidade deu um salto em volume de obras e novas frentes de trabalho na área.
A cidade de Porto Belo, no Litoral Norte de Santa Catarina, é a nova “estrela” quando o assunto é construção civil. Com pouco mais de 27 mil moradores, o munício está se destacando também na geração de empregos no setor.
Nos últimos três anos, a geração de empregos na construção civil cresceu 190%. Enquanto muitos setores da economia retraíram durante e após a pandemia, o mercado imobiliário na cidade deu um salto em volume de obras e novas frentes de trabalho no setor.
Com estoque atual de 1,3 mil empregos, a construção civil chama atenção em relação aos números de 2020, quando estavam formalmente empregadas no setor 476 pessoas. Na área compreendida pela Costa Esmeralda (Itapema, Porto Belo e Bombinhas), a cidade de Porto Belo apresenta mais que o dobro na expansão de frentes de trabalho na construção civil.
Entre 2020 a 2023 mais de 474 novas obras surgiram na cidade, um total de 1.942.649,45 m². Quando se fala somente em prédios, foram 315 obras.
Segundo a prefeitura, entre 2020 a 2023, foram gerados 566 alvarás de construção residencial e comercial na cidade. Porto Belo é vizinha de Balneário Camboriú e Itapema, duas das cidades com o metro quadrado mais caro do Brasil.
Foto: Bryan Kormann/Prefeitura Municipal de Porto Belo/Divulgação
Fonte: ND+, REDAÇÃO ND, ITAJAÍ