Estrutura faz parte de um projeto com outros dois molhes na foz do Rio Perequê, em Porto Belo; iniciativa teve investimento de R$ 13 milhões.
A construção do molhe secundário do rio Perequê começou na última quarta-feira (25) em Porto Belo, no Litoral Norte de Santa Catarina. O espaço terá 200 metros de comprimento e faz parte de um projeto que engloba outros dois molhes na Costa Esmeralda.
O projeto foi colocado em prática em junho de 2023, com a construção da estrutura principal, de 360 metros de extensão, que está em fase de acabamento. Um terceiro molhe de 65 metros de comprimento também será construído no local.
Molhes trazem benefícios para Porto Belo
Buscando melhorar a turbidez da água, as construções podem também reduzir a influência de maré do rio Perequê e aumentar a vazão das águas que escoam no leito do rio. Dessa forma, a concentração de sedimentos na orla é minimizada, o que favorece a limpeza da praia.
O licenciamento ambiental e o projeto dos molhes foram doados pela ACIP (Associação de Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo). Além disso, o investimento de R$ 13 milhões para a execução da obra também é custeado pela entidade.
Foto: Arkidá/Reprodução/ND
Fonte: ND+, REDAÇÃO ND,ITAJAÍ