Na última quinta-feira, dia 25, foi divulgado o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), que revelou que 796 cidades brasileiras descumprem a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que determina o teto de 60% para as despesas com o funcionalismo público. Santa Catarina se destaca como o Estado com melhor resultado. Apenas 2% dos municípios catarinenses comprometem mais de 60% da receita corrente líquida com a folha de pagamento.
Bombinhas ocupa o 6 lugar no estado e 24 no âmbito nacional, aparecendo entre os mais bem avaliados, com classificação de boa gestão. Isso representa que os gastos com pessoal estão sendo bem aplicados e bem administrados pela gestão municipal.
O objetivo da Firjan é estimular a cultura da responsabilidade administrativa, possibilitar maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios, bem como o aperfeiçoamento das decisões dos gestores públicos quanto à alocação dos recursos.
Lançado em 2012, o IFGF traz o debate sobre um tema de grande importância para o país: a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras. O índice é construído a partir dos resultados fiscais das próprias prefeituras informações de declaração obrigatória e disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas