“Antes eu não fazia quase nada, não conseguia nem mais andar. Agora as dores sumiram, já ando sem a ajuda das muletas e só tenho a agradecer o excelente trabalho e atenção que recebi”, afirmou Maria de Fátima Pimentel. Assim como a Dona Maria, de 49 anos, outros pacientes realizaram na manhã da última quinta-feira (02/07), a primeira consulta de revisão pós-operatória depois de passarem pelas cirurgias de joelho.
Maria de Fátima estava esperando pelo procedimento há quase dois anos e assim como ela, outros pacientes também foram atendidos. Graças a uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Itapema, por meio do Centro de Referência e Especialidades (CERES) e o Hospital de Azambuja, em Brusque, será possível a realização de aproximadamente 50 cirurgias de pacientes que aguardavam em fila de espera. “O Médico Ortopedista do CERES, Dr. Daniel Klein, vem realizando os procedimentos. Com essa parceria vamos acabar com a demanda reprimida em pouco tempo”, disse a Coordenadora do CERES, Sandra Galisa.
Dr. Daniel ressaltou também que antes de iniciar os procedimentos, realizou reuniões com as equipes de enfermagem e fisioterapia do município, sob a supervisão da Coordenadora Sandra, visando à pronta disposição destes serviços aos pacientes operados, sem dificuldade de acesso aos mesmos. “Os pacientes estarão recebendo o tratamento na íntegra, desde avaliação pré-operatória com médico cardiologista até a reabilitação fisioterápica, importante para uma boa recuperação após as cirurgias”, explicou o Ortopedista.
Segundo o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, a iniciativa mostra o comprometimento do Governo Rodrigo Bolinha em melhorar o atendimento a todos. “Mais uma vez Itapema tem demonstrando a preocupação que tem com seus moradores e a capacidade que o SUS possui em realizar um bom trabalho. Os resultados estão aí, pacientes recuperando a qualidade de vida”, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.
Entenda o procedimento
As cirurgias são realizadas através de vídeoartroscopia, onde por meio de pequenas incisões no joelho é introduzido uma lente óptica com sistema de iluminação sendo a imagem reproduzida em um monitor. Assim o médico analisa todas as estruturas internas do joelho como meniscos, cartilagens e ligamentos, confirma lesões já sabidas, diagnostica lesões novas e realiza o tratamento proposto. É um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, onde não é necessário realizar cortes amplos, o que facilita em muito a recuperação do paciente.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema