Na manhã desta quarta-feira, 8, o arquiteto urbanista Dalmo Vieira Filho visitou o restauro da Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos. Nesta fase do restauro, ocorre a recuperação das fissuras nas paredes e descupinização das partes de madeira.
O arquiteto tem uma grande ligação com a região vistoriou a Matriz a convite do engenheiro da Prefeitura de Porto Belo, Genésio Souza. Dalmo Vieira tem na carreira trabalhos ligados principalmente a inventários, obras de restauro e proteção das paisagens urbanas e rurais. Dalmo é arquiteto e Urbanista, especialista na área de proteção e valorização do patrimônio cultural (UFBA/IPHAN/UNESCO). Ele é professor do curso de arquitetura da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e arquiteto do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional)
Além de acompanhar a obra, o arquiteto contribuiu com ideias no andamento do restauro e também sobre as cores que podem estar escondidas sob as camadas de tinta aplicadas na construção ao longo de quase dois séculos. “As igrejas do período da renascença que foram construídas no século 18, tem a características de paredes brancas, porque foram construídas com pedras nobres,” conclui o arquiteto. Construída em 1814, a capela é a segunda mais antiga de Santa Catarina, tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado em 1998.
Prefeitura Municipal de Porto Belo