Menos cigarros e mais qualidade de vida

Menos cigarros e mais qualidade de vida

Grupo antitabagismo solicitado pela comunidade inicia no Bairro Sertão do Trombudo.

Mais um grupo de pessoas está determinado a mudar sua qualidade de vida para melhor devido a um hábito que prejudica muita gente, o cigarro. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sertão do Trombudo, a comunidade solicitou e um novo grupo de tratamento ao tabagismo iniciou nesta quinta-feira (06/08).

Segundo a Enfermeira da Unidade, Rosilda Nogueira, a população está com uma expectativa bem grande e muito disposta a largar o vício. “A ideia do grupo é realmente oferecer ajuda aos que precisam e querem parar de fumar e ainda prevenir as doenças que tabagismo causa. Aos participantes são disponibilizados ainda adesivos e medicamentos para ajudar nesta difícil tarefa que é largar o cigarro”, explicou a Enfermeira.

O grupo que desta vez conta com 19 participantes, acontece toda quinta-feira do mês das 14h às 15h e tem no total quatro encontros, cada semana com um módulo a ser trabalhado pré-definidos pelo Ministério da Saúde e pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer Alencar Gomes). O trabalho é coordenado pela Enfermeira da Unidade Rosilda Nogueira, pelo Médico também da Unidade Antônio Schmitt e pela Psicóloga do NASF, Claudia Maria Petri.

Centro de Itapema

No Centro Integrado Municipal de Saúde (CIMS) também ocorrem grupos de tratamento ao tabagismo durante todo o ano. Os encontros acontecem nas terças e quartas-feiras, das 8h às 9h, coordenados pelas Psicólogas Claudia Maria Petri e Karine Willrich, além do Dr. Ricardo Cardoso. Para os interessados em participar, basta deixar nome e telefone na recepção do segundo andar do prédio ou na UBS mais próxima de sua residência.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema