Pratos de vidro, colheres e garfos de inox agora fazem parte da rotina dos alunos durante a alimentação escolar nas escolas do município de Bombinhas. A introdução dos novos utensílios está sendo feita em substituição aos antigos, de plástico, por proporcionarem uma higienização mais eficaz.
Todo o processo de adaptação está sendo cuidadosamente orientado pelas nutricionistas, professores, monitores e merendeiras, permitindo com que essa troca aconteça da forma mais natural possível. Segundo as nutricionistas da Secretaria de Educação, Karina Lopes Raschelli e Andréia de Souza Cunha, “a iniciativa tem como objetivo valorizar o momento da refeição e aumentar a autoestima dos alunos. Além disso, as crianças aprendem como se portar à mesa, manuseando corretamente os talheres. Essa ação valoriza o estudante e oferece uma alimentação saudável muito mais bonita e que agrada aos olhos.”
“A implantação dos pratos de vidro foi um sucesso, os alunos já estão habituados a usá-lo em casa. Tiveram uma ótima aceitação pelas merendeiras, pois é muito mais bonito e higiênico” afirmou Cristiane da Silva Pinheiro, Gestora da EBM Dilma Mafra.
“Entendemos que este momento da refeição é privilegiado, pois desenvolve hábitos e práticas saudáveis que requer o respeito a criança em todas as suas necessidades e direitos”, salienta Gislaine Maia de Paula da Silva, Gestora do CEI Débora S. S. Santana. Os alunos gostaram da novidade, uma criança do maternal II afirmou, “é muito bom comer no prato de vidro a comida fica mais gostosa. E tem que ter cuidado, porque quebra”.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas