Itapema está contando com um novo apoio na Atenção Básica desde o mês de Abril. Trata-se do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família. A partir de uma parceria entre o município de Itapema e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), estudantes de cursos da área da saúde estão auxiliando as equipes do município no atendimento e no desenvolvimento de novas ações.
Ao todo, seis profissionais estão atuando dentro da cidade em conjunto com as demais equipes. São duas Fisioterapeutas, uma Psicóloga e uma profissional de Educação Física atuando no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), além de mais duas Enfermeiras atuando cada uma nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Morretes e Meia Praia II. Os profissionais, que já estão atuando desde o mês de Abril, permanecerão por dois anos no município, período da especialização. O intuito principal do projeto seria reforçar o trabalho em equipe, fortalecendo o princípio da integralidade, explicou a Diretora da Atenção Básica, Elaine Cristina Pessoa de Jesus
Para o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, a inserção destes profissionais no município representa uma melhoria significativa no atendimento à população. É um grande ganho para todos, pois além de possuírem experiência na área por já serem formados, nosso atendimento melhora e eles ainda agregam nosso quadro de profissionais, assim, o grande beneficiado é a comunidade. Este é o Governo Municipal, sempre garantindo uma melhor qualidade de vida para todos, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.
Para ter ainda um serviço prestado da maneira correta, os residentes que vieram para Itapema são supervisionados por servidores do município, estes, passaram por uma capacitação da própria Univali para desenvolver o papel de preceptoras, ou seja, para realizar a supervisão e conduzir os profissionais residentes durante o período de dois anos.
Além de Itapema, o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família também possui parceria com as Secretarias de Saúde dos municípios de Brusque, Piçarras e Itajaí. Para o município, não há custo nenhum com a iniciativa e Itapema ainda tem chances de receber no próximo ano o programa de residência médica.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema