De forma dinâmica, a atividade proporcionou a reflexão sobre o atendimento na perspectiva do paciente.
As Coordenadoras das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Itapema participaram de uma oficina realizada pelas profissionais residentes de Fisioterapia Gisele Lautert, e a profissional de Educação Física, Thaís Barcelos. A atividade aconteceu na última quinta-feira (27/08) em parceria com o setor de Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde.
Durante o encontro, foram discutidos temas como encaminhamentos para tratamentos dentro e fora do município, trabalho em equipe, acolhimento e humanização. O diferencial da proposta foi abordar esses temas a partir da perspectiva do paciente realizando o trabalho em forma de oficina, com vivências relacionadas ao processo de trabalho, teatro e música.
“O intuito era reafirmar o compromisso profissional com o usuário, num exercício de empatia. Foi e é para muitos um exercício difícil, mas trazendo situações do cotidiano do processo de trabalho a oficina foi realmente significante e produtiva”, disse a profissional de Educação Física, Thaís Barcelos.
A iniciativa foi da Enfermeira Josiane Fujii, responsável pelo setor juntamente com as residentes, como forma de aproximar a gestão e a atenção básica. “Acho um momento importante, tanto para que as coordenadoras possam se encontrar e trocar experiências, como também para sair um pouco da rotina das UBS”, disse a Fisioterapeuta Gisele Lautert.
Além de toda troca de conhecimento, foram trazidas situações reais que envolvem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as especialidades, exames e consultas dentro e fora do município, para que, em conjunto, sejam trabalhadas novas formas de resolubilidade e qualificação do serviço.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema