Para intensificar as ações de educação ambiental no município, a Prefeitura de Porto Belo inicia um cronograma de atividades com alunos da rede municipal de ensino. O programa de Educação Humanitária “Formação de valores para o respeito a todas as formas de vida”, lançado nesta semana, começou a ser colocado em prática na Escola Básica Professora Nair Rebelo dos Santos, no Vila Nova.
As crianças do ensino fundamental receberam a cartilha “Zeca, o Meio Ambiente e os animais de estimação”, criada para a prática das atividades de conscientização nas escolas participantes do projeto. A programação conta com palestras, vídeos, exposição de banners e distribuição de folders e da cartilha a cada aluno participante do programa.
O objetivo é conscientizar e sensibilizar os estudantes com ações práticas a serem executadas pelo plano e a formação de agentes populares de educação ambiental, para que atuem como multiplicadores de informações de educação ambiental nas escolas e na comunidade.
Também é efetivo para prevenir problemas de violência cotidiana, proliferação de zoonoses, destinação inadequada de resíduos e o desrespeito aos direitos dos cidadãos e das demais formas de vida, abordando a conexão violência humanos/animais. A ação é promovida pela Prefeitura de Porto Belo, por meio da Fundação de Meio Ambiente (Famap), em parceria com o Instituto Ambiental Ecosul.
Prefeitura Municipal de Porto Belo