Na última semana via causou prejuízos a motoristas devido às chuvas.
Moradores e visitantes estão encontrando dificuldades nas vias de acesso a Porto Belo. Com obras na entrada principal e no bairro Perequê, os motoristas precisam enfrentar lama e terra para chegar até a cidade. De acordo com a prefeitura, a retirada da pavimentação foi necessária para obras de drenagem, mas até o início da temporada boa parte do asfalto já estará finalizada.
O ponto mais crítico foi registrado na Avenida Hironido Conceição dos Santos, na divisa com a Meia Praia, em Itapema. O trecho de 700 metros que vai até a Avenida Colombo Sales provocou muitos transtornos no último feriado devido às chuvas. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o local estava prejudicado porque a obra tinha recém iniciado. O Executivo alega ainda que a sinalização foi alterada por motoristas que desrespeitaram os desvios feitos pelo departamento de trânsito. O custo é de R$ 2 milhões, com recursos do governo do Estado.
Já na Avenida Governador Celso Ramos, que liga a BR-101 ao Centro da cidade, os trabalhos ficaram parados por cerca de um mês devido a uma alteração no projeto. Como a obra é financiada pelo governo federal, a mudança dependia do aval da Caixa Econômica Federal e na última semana as máquinas voltaram a trabalhar. Serão 4,5 quilômetros de asfalto, incluindo uma terceira faixa, além de calçadas e ciclovias. O custo é de R$ 8,5 milhões.
O autônomo Adeládio Freitas, 45 anos, utilizava o trecho diariamente até ter um pneu rasgado por uma pedra na obra na semana passada. Segundo ele, o pneu tinha dois meses de uso e agora busca junto à fornecedora um novo. Caso não consiga, pretende ir até a prefeitura cobrar o prejuízo. Depois do incidente Freitas decidiu adotar outro trajeto para ir ao trabalho.
O cronograma de obras prevê uma pausa em dezembro, quando inicia a temporada, e os trabalhos serão retomados após o Carnaval de 2016.
FOTOS: Marcos Porto
FONTE: O SOL DIÁRIO – Anderson Davi, especial