Prefeito Rodrigo Bolinha participa de lançamento das demarcações das fazendas marinhas.
Itapema agora tem área demarcada das fazendas marinhas. O anúncio foi feito pelo Governador de Santa Catarina Raimundo Colombo durante o Seminário Técnico da Fenaostra, que aconteceu na quarta-feira (16/09) em Florianópolis. O ato contou com a presença do Prefeito Rodrigo Bolinha e dos representantes de outros 11 municípios que também receberam as marcações.
Ao todo foram 820 áreas demarcadas no litoral catarinense, desde Palhoça até São Francisco do Sul, beneficiando cerca de 700 famílias de maricultores. Em Itapema são 7 áreas demarcadas no Bairro Canto da Praia e ao todo foram usadas 28 boias. Com as fazendas marinhas regularizadas, os maricultores terão mais facilidade em acessar políticas públicas e financiamentos bancários.
A regularização da maricultura envolveu três etapas com investimentos do Ministério da Aquicultura e Pesca e da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. No primeiro momento foram adquiridas as bóias e estacas para sinalização e agora a Secretaria, por meio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), dá inicio à instalação dos equipamentos, a ocupação de forma ordenada das áreas e a orientação e capacitação dos maricultores para a prática de produção ambientalmente responsável. As áreas são concedidas pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura, após licitação, por 20 anos.
Durante o evento, o Prefeito Rodrigo Bolinha assinou o termo de cessão de uso das bóias e estacas e o termo de cooperação técnica entre o município e o Estado para o monitoramento das áreas demarcadas. “Itapema possui maricultores no Bairro Canto da Praia e que agora estão sendo valorizados. Esta demarcação vai garantir mais incentivo aos nossos produtores locais. Com os terrenos regularizados terão acesso aos benefícios de programas de incentivo e financiamentos bancários”, declarou o Prefeito Rodrigo Bolinha.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema