Defesa Civil garante escoamento do Rio Areal

Defesa Civil garante escoamento do Rio Areal

Retirada de pedra vai facilitar o fluxo das águas e prevenir alagamentos.

Para os moradores do bairro Alto Areal chuva forte era sinal de preocupação com as cheias no do rio Areal, Mas essa realidade mudou. A Defesa Civil de Itapema, em parceria com a Secretaria de Obras e Transportes, garantiu a retirada das pedras e demais resíduos que impediam o fluxo das águas.

A obra preventiva de limpeza e desassoreamento do rio aconteceu nesta terça-feira (22/09) e contou com ajuda de uma empresa especializada. Máquinas ajudaram no trabalho de remoção da pedra que estava no leito do Rio Areal. A Defesa Civil solicitou, ainda, aos responsáveis pela realização dos serviços, a autorização ambiental da Fundação Ambiental Área Costeira (FAACI), e tudo foi realizado conforme a lei.

“Um dos deveres da Defesa civil é prevenir futuros transtornos que possam acontecer de origem humana ou natural. A retirada dessa pedra é importante para que o fluxo do rio siga normalmente e não cause mais alagamentos no local. A cooperação da Secretaria de Obras e Transportes foi importante para a execução da obra, agora os moradores podem passar por dias de chuva sem medo”, afirmou o Diretor da Defesa Civil de Itapema, Moisés Cesar Filho Motta (Cabo Motta).

Limpeza dos Pluviômetros

Recentemente a equipe da Defesa Civil realizou a limpeza e manutenção dos pluviômetros espalhados pela cidade. Os equipamentos, instalados em pontos específicos, servem para analisar os índices de precipitação da chuva. Os dados são coletados em tempo real e contribuem para a avaliação dos eventos naturais e a identificação de cenários, que poderão resultar em avisos e alertas para a comunidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema