Mutirão para exame é realizado no CERES

Mutirão para exame é realizado no CERES

CERES pretende zerar fila de espera para Ultrassom mamaria.

Um mutirão atendeu 20 mulheres na manhã dessa terça-feira (29/09) no Centro de Referências e Especialidades (CERES) para a realização de um exame importantíssimo na identificação de lesões nas mamas. A ultrasonografia mamária tem por finalidade analisar o tecido mamário e colher informações sobre lesões e nódulos de maneira mais precisa assim sendo um complemento da mamografia.

Durante os atendimentos a médica ginecologista, obstetra e ecografista, Miriam Parodee explicou que a mamografia deve fazer parte dos exames de rotina da mulher a partir dos 40 anos. Já o ultrassom é pedido mediante a alguma suspeita e precisa analisar melhor o caso. “É de vital importância esses mutirões, pois trabalhamos com a prevenção e a investigação. Com um diagnóstico precoce, as chances de recuperação da paciente aumentam muito”, declarou a Doutora Miriam.

Claudia dos Santos estava dentre as 20 mulheres atendidas. A paciente explica que tem feito acompanhamento anual, pois já passou por um procedimento de retirada de nódulos. “Para mim é fundamental fazer a ultrassom de mama, pois tenho que estar em constante cuidado, monitorando devido aos nódulos que já tive”, contou Claudia.

Em pleno funcionamento

A Coordenadora do CERES, Sandra Galisa, explica que devido aos dias que o aparelho de ultrassom ficou em manutenção, houve uma demanda reprimida de pacientes para esse exame. “Estamos realizando esses mutirões para zerar a demanda reprimida. Vamos realizar todas as terças-feiras até suprir todas as necessidades das nossas pacientes”, afirmou a coordenadora.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema