A equipe da Defesa Civil de Itapema continua monitorando áreas consideradas de risco para deslizamentos. Com as constantes chuvas que atingem a região durante muitos dias, o solo fica encharcado, potencializando assim o risco de ocorrer problemas. A atuação da equipe está em visitar as áreas e na orientação à comunidade.
Segundo o Diretor da Defesa Civil de Itapema, Moisés Cesar Filho Motta (Cabo Motta), as ações de limpeza e desassoreamento dos rios e córregos, feitas em parceria com a Secretaria de Obras e Transportes, têm apresentado resultados. “Mesmo com 40 mm de chuvas no período de 12 horas, Itapema não registrou nenhum ponto de alagamento”, afirmou Motta.
A previsão é de que nos próximos dias o volume de chuva diminua na região, mas a população deve continuar atenta e contribua com o trabalho de prevenção. “Nosso clima está sendo afetado pelo fenômeno El Niño, que ocasionará maior volume de chuva nos meses de Outubro e Novembro. A população deve contribuir não descartando entulhos próximos aos rios e córregos”, explicou Cabo Motta.
Equipamentos auxiliam no trabalho de prevenção
A equipe da Defesa Civil de Itapema conta também com dados atualizados para atuar na prevenção. Cinco pluviômetros automáticos e dois pluviômetros semi-automáticos instalados em vários pontos medem a quantidade de precipitação das chuvas. Além disso, uma Estação Hidrológica montada no rio Perequê mede o nível no rio e a incidência de maré.
Em situações de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil de Itapema pelo telefone 199 ou (47) 9186-8200, como também solicitar o Corpo de Bombeiros pelo 199. O atendimento gratuito é feito 24 horas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema