UBS estiveram abertas durante todo o sábado com atividades especiais.
Prevenção e orientação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), assim foi o dia D da Campanha do Outubro Rosa no último sábado (24/10) em Itapema. Durante todo o dia as unidades atenderam a comunidade com uma programação toda especial para elas. Belas decorações com as cores da campanha além de diversas atividades diferenciadas no dia especial animaram a comunidade e as equipes de saúde.
As UBS realizaram coleta de exames preventivos, solicitação de mamografias, testes rápidos, palestras de orientação, roda de conversa com temas de valorização feminina, além de sorteios, maquiagem e massagem oferecendo a elas um momento de descontração. Tudo programado com muito carinho alertando para o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer da mama e colo do útero. Os atendimentos tiveram números significativos, foram 196 coletas para preventivos, 89 solicitações de mamografia e 261 realizações de testes rápidos, chegando a um total de 546 procedimentos realizados.
A Coordenadora da UBS Meia Praia II, Mariane Noschang, contou que o dia D é um momento onde as equipes de saúde conseguem dar mais atenção para cada mulher. “Durante a semana sempre é bem corrido na UBS, então nesse dia especial por ser em um sábado temos mais tempo para conversar, e passar as orientações. Também é uma oportunidade para as mulheres que trabalham durante a semana e não tem tempo de fazer os exames”, contou a Coordenadora.
Suelen Bortolotto, de 32 anos, aproveitou o sábado para cuidar da saúde e fazer os exames de preventivo. “Muito importante esse dia diferente com as unidades abertas. Com a correria do dia a dia até esqueço de realizar os exames. Fui muito bem acolhida na unidade e a decoração está linda tudo feito com capricho para nos receber”, concluiu Suelen.
O Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, visitou as Unidades Básicas de Saúde e conferiu a programação especial que promoveu a conscientização entre as mulheres. “Quero agradecer todas as equipes que se mobilizaram para que o Dia D acontecesse e fosse tão especial. Muitas mulheres, principalmente aquelas que trabalham durante a semana, puderam ir até as UBS para receber orientações, fazer o preventivo e ainda serem encaminhadas para a mamografia. Vale reforçar também a nossa preocupação com a prevenção do câncer de mama, visto que o Ministério da Saúde reduziu a cota de mamografias, porém, em Itapema, por uma determinação e um compromisso do Governo Municipal, estamos mantendo os serviços para prevenir as mulheres de meia idade, cobrindo já a partir dos 40 anos para a realização do exame da mamografia, quando a idade preconizada pelo SUS é somente dos 50 aos 69 anos”, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema