Com o Dia de Finados muitas pessoas aproveitaram para visitar os jazigos e levar flores para os familiares nos cemitérios em Itapema. E para garantir que possíveis criadouros para o transmissor da dengue, o Aedes aegypti, sejam eliminados a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, realizou um mutirão de limpeza dos Cemitérios dos Bairros Ilhota e Casa Branca.
O trabalho foi realizado pelos agentes de combate a endemias durante toda a terça-feira (03/11), pois os cemitérios se tornam propícios para a proliferação do mosquito por causa dos vasos e das embalagens. “Todo ano realizamos o mutirão de limpeza. Não eliminamos os vasos, só retiramos as embalagens para não ser um depósito, assim evitamos a proliferação do mosquito, transmissor da dengue. É importante que as pessoas evitem levar flores embaladas e que os vasos sejam furados, assim como os jazigos com vasos de mármores, assim o possível criadouro, nem entre no cemitério”, afirmou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richelle Caroline dos Santos.
Segundo o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, é preciso que a comunidade faça sua parte, combatendo o Aedes aegypti, transmissor da doença. “Sabemos que o mosquito prefere ambientes de pouco calor e muita umidade. Neste período de chuvas é preciso que as pessoas redobrem as atenções, monitorem suas casas e informem a vigilância sobre locais que possibilitem a proliferação do mosquito”, explicou Everton Ricardo da Silva.
Para mais informações sobre o controle do mosquito transmissor da Dengue entre em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (47) 3267-1530. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h ou pelo e-mail dengue@itapema.sc.gov.br. Já as denúncias pela comunidade devem ser realizadas através do site da Prefeitura, no link Ouvidoria, podendo ser feito o acompanhamento online do caso através do número de protocolo gerado.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema