O Procon de Itapema, juntamente com o Procon Estadual, realizou nesta quinta-feira (12/11) uma visita de fiscalização às agências bancárias no município. A iniciativa teve o objetivo de verificar os estabelecimentos e foi motivada pelas diversas reclamações como a recusa e dificultação do acesso aos canais de atendimento, inclusive guichês de caixa, pelos clientes e usuários.
Durante a ação, os fiscais verificaram as denúncias e autuaram uma agência onde a reclamação foi comprovada. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as instituições bancárias não podem negar ou dificultar atendimento aos consumidores, mesmo disponibilizando outros meios para pagamento de boletos ou depósitos bancários. Cabe ao consumidor escolher qual a melhor forma de atendimento.
“A recusa em receber títulos de outras instituições, acaba prejudicando o atendimento da rede bancária do município, gerando filas e aumentando o tempo de espera. Em caso de recusa da instituição bancária em prestar o atendimento, o consumidor deverá procurar o Procon para formalizar sua reclamação”, relatou o Diretor do Procon, Leandro Silva de Souza.
Segundo a Secretária de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Daniela de Bastos da Silva, a fiscalização do comércio é mais uma ação do Procon de Itapema. “O Procon de Itapema trabalha na defesa dos direitos do consumidor e este apoio estadual contribui ainda mais para estas ações. Com certeza fiscalizações como está tem resultados positivos. Já estamos programando outras ações para garantir que os direitos dos consumidores sejam garantidos”, afirmou Daniela de Bastos da Silva.
Para fazer denúncias relacionadas ao atendimento bancário ou de outras entidades deve procurar o órgão. O Procon de Itapema fica localizado junto a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação, na Av. Marginal Oeste, n 100, bairro Morretes. O atendimento ao público é das 12h às 18h. Mais informações pelo número (47) 3368-3032.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema