O Dia Nacional da Consciência Negra será celebrado pela Fundação de Cultura de Porto Belo com apresentações das oficinas culturais. As atividades ocorrem no dia 20 de novembro, a partir das 14h, na escola Marcelino Caetano, no Sertão do Valongo. Entre as atividades estão apresentação dos alunos das oficinas de capoeira, violão, coral, hip-hop, cultura popular e percussão.
O Dia Nacional da Consciência Negra é uma homenagem ao dia de morte de Zumbi dos Palmares, que é um símbolo de força e resistência à escravidão. Foi líder do Quilombo dos Palmares, o maior do período colonial, que se localizava na Serra da Barriga, atualmente no estado de Alagoas. A data foi incluída no calendário nacional em 2003.
A população do Sertão de Valongo é de descendência negra, a área foi reconhecida como comunidade remanescente de africanos escravizados em dezembro de 2004, pela Fundação Cultural Palmares, órgão vinculado ao Ministério da Cultura. A origem do nome é atribuída ao fato de Sertão significar lugar distante e Valongo decorrer da junção das palavras vale longo, característica do relevo da região.
Para a presidente da Fundação de Cultura, Fabiana Kretzer, a escolha do local foi pela descendência quilombola da comunidade. “Neste dia 20 de novembro, o Sertão do Valongo, remanescente quilombola, recepcionará algumas reflexões sobre os negros, cultura e Brasil”, comenta a presidente.
Prefeitura Municipal de Porto Belo