Na reunião entre a administração municipal e a comunidade, na noite desta terça-feira, dia 17, para a apresentação das novas regras e novos projetos da Taxa de Proteção Ambiental, a população recebeu as informações sobre como a cobrança será feita nesta temporada. Presentes no Auditório da Prefeitura estavam além da Prefeita Ana Paula da Silva e do Vice-Prefeito Paulinho, os vereadores Lourdes Matias, Maria Júlia Emílio e Aladi dos Santos, os Secretários Municipais Anízio da Silva, Rubens Spernau, Valdinei Miguel, Rosângela Eschberger e Franciane Torquato, o Presidente da Famab, Flávio Martins, o Presidente da Fundação de Esportes, Marcos Perrone, a Procuradora Marceli Gagiola e a Controladora do Município, Luiza Cola.
Os objetivos da TPA, as mudanças nas regras gerais de cobrança e isenção e os projetos elaborados pela FAMAB para a utilização dos recursos na limpeza, conservação e preservação do patrimônio ambiental do município e as melhorias na infraestrutura ambiental em trilhas, praias e no Horto Municipal foram apresentadas à comunidade. Para o fechamento da noite, a Prefeita Paulinha assinou o Decreto Municipal n 2.123, que dispõe sobre a criação do Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros, a maior Unidade de Proteção Integral em Bombinhas. A criação deste parque mostra que é preciso ter muita coragem e muita vontade de fazer o que é certo. Estamos deixando um legado para o futuro. Ninguém mais pode mexer nessa área, que agora está protegida, disse o Vice-Prefeito Paulinho.
A criação da TPA foi amplamente explicada dentro da apresentação da Prefeita. A necessidade da arrecadação de recursos para minimizar os impactos causados pela alta temporada, quando a demanda por serviços de limpeza e conservação da cidade se fazem em uma escala muito maior do que o normal. A assinatura do termo de criação foi o ápice da noite. Todos nós nos unimos em relação à preservação ambiental do nosso município. A partir de hoje, Bombinhas escolhe proteger a Costeira de Zimbros para sempre. A TPA nos possibilita garantir o futuro dessa área, falou emocionada a Prefeita Ana Paula da Silva.
O Parque
O Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros, é uma Unidade de Conservação de 5 milhões de metros quadrados, que ficará sob a administração da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente FAMAB, e objetiva proteger as características naturais extraordinárias dos ecossistemas continentais bem como todos os recursos naturais associados e sua biodiversidade, da remanescente da Mata Atlântica e seus ecossistemas associados à Zona Costeira de Zimbros, a fauna e a flora silvestres, proteger os recursos hídricos garantindo o abastecimento de água a população local, permitindo a manutenção correta da Barragem da Praia da Lagoa, disciplinar o uso e ocupação do solo e ainda fomentar o turismo ecológico e a educação ambiental na região.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas