Técnica permite interação da família com mãe e bebe durante o exame.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Morretes está com uma novidade. As gestantes que são acompanhadas durante o pré – natal por um das equipes da UBS, estão realizando a ultrassonografia natural, ou ultrassonografia ecológica como também é conhecida.
A técnica é realizada após a palpação da barriga da gestante, após a localizar a posição do bebê, o desenho é feito com tintas laváveis, atóxicas própria para pele. A enfermeira realiza a técnica e o acompanhante tem a oportunidade de interagir nesse momento especial afim de fortalecer o vinculo familiar.
“Este tipo de ultrassonografia permite que a mãe diminua um pouco sua ansiedade, consiga de uma forma lúdica observar a vida que há dentro dela, a posição que seu bebê está.Neste caso, a ultrassom ecológica, é claro, não substitui os exames convencionais, mas é uma maneira da mãe se conectar ainda mais com o bebê”, explica a enfermeira da UBS, Isabel Cristina dos Santos.
A Ultrassonografia ecológica, “arte obstétrica” ficou conhecida no Brasil cerca de dois anos através da parteira mexicana Naoli Vinaver. Segundo a Enfermeira Isabel e a residente em saúde da família pela UNIVALI, enfermeira Jacqueline, esse trabalho é uma forma de acompanhamento humanizado, onde a mulher é valorizada, seu estado, e sua autonomia.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema